Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

POLUIÇÃO NAS CIDADES NÓRDICAS AJUDA A CRIAR UMA AURORA BOREAL ARTIFICIAL

Mäyjo, 26.05.15

Aurora Borealis artificial

A aurora boreal tem atraído muitos turistas aos países nórdicos, especialmente à Finlândia. Mas este fenómeno natural enfrenta agora uma concorrência artificial produzida indirectamente pelo homem.

O fenómeno foi registado pelo fotógrafo Mika Wist, a partir da sua varanda, e foi captado a uma temperatura de menos 19 graus Celsius. Mas o que é então este fenómeno artificial semelhante à aurora boreal?

De acordo com os peritos da Agência Espacial Norte Americana (NASA), o fenómeno visual é causado por uma combinação de poluição luminosa excessiva que interagem com pequenas partículas de cristais de gelo suspensas no ar, refere o Inhabitat.

“Ultimamente, nas comunidades perto do Círculo Polar Árctico as pessoas têm visto luzes coloridas no céu. Embora se pareçam com as auroras, não são… São pilares de luz, causados por cristais de gelo no ar que interagem com as luzes urbanas e as difundem em colunas coloridas. Não é necessária actividade solar para este fenómeno. Os únicos ingredientes necessários são gelo e poluição luminosa”, explica Tony Phillips, da NASA.